quarta-feira, 25 de julho de 2012

Titãs - Pra quem quer comida, mas também diversão, balé e Rock n' Roll






 Titãs (A maior Banda de Todos os Tempos). Hoje venho contar um pouco da história desta grandiosa banda do rock nacional, e também falar em especial sobre um de seus álbuns mais turbulentos, o CABEÇA DINOSSAURO.

     Os Titãs é uma banda brasileira formada na década de 1980,  que vem trilhando a estrada há mais de 30 anos e se tornou uma das maiores bandas de Rock Nacional.  A banda teve início em 1981, formada por amigos de escola, na cidade de São Paulo; e o que poucos sabem é que no início da carreira o nome da banda era “Titãs do lê-lê”. A banda contava com um visual extravagante, o que chamava muito a atenção na época por conta dos penteados estranhos, maquiagens, ternos coloridos e gravatas cafonas.  A formação original contava com nove integrantes, sendo eles Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sergio Britto, Tony Belloto, Ciro Pessoa e André Jung, dos quais seis deles se revezavam no vocal.
O primeiro álbum (Titãs), foi lançado em 1984 e trouxe um de seus maiores sucessos, a musica “Marvin”. Mas, a grande surpresa foi a mudança do nome da banda, passando de Titãs lê-lê para Titãs. Em 1985 o álbum (Televisão); 1986 (Cabeça Dinosauro); 1987 (Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelos); 1988 (Go Back); 1989 (Õ Blesq Blom); 1991 (Tudo ao Mesmo Tempo Agora); 1993 (Titanomaquia); 1994 (84 94); 1995 (Domingo); 1997 (Acústico MTV); 1998 (volume Dois); 1999 (As dez Mais e também o CD Sempre Livre com a participação dos Paralamas do Sucesso ); 2001 (A Melhor  Banda de Todos os Tempos da Ultima Semana); 2003 (Como Estão Vocês?); 2009 (Sacos Plásticos) e 2012 (Titãs e Xutos e Pontapés no Rock in Rio).


Lançado em 1986 CABEÇA DINOSSAURO foi um marco na história dos Titãs e do rock brasileiro
    
     Cabeça Dinossauro foi lançado em julho do ano de 1986, e foi um álbum de bastante impacto  na época,  digamos que tenha sido um soco no estômago  da hipocrisia com suas letras contundentes. Os Titãs puderam sentir a força do seu álbum lançado já no show de estréia, quando o público cantou todas as músicas, numa época em que todas as rádios se recusavam a tocar o repertório ousado do disco. Por fim, as emissoras se renderam ao tamanho sucesso do Álbum, que contava com músicas como, “Aa Uu”, “O Quê”, “Homem Primata”, “Familia”, e “Policia”. E o curioso é que as rádios se davam ao luxo de pagar multa para tocar “Bichos Escrotos” que tinha a radiofusão proibida pela censura. O disco ficou no top das principais listas dos melhores daquele ano e até hoje é apontado com um dos mais importantes da história do Rock brasileiro.   
  
Em 2012, com o retorno da banda aos grandes palcos e com a turnê de comemoração dos 25 anos de CABEÇA DINOSSAURO, o álbum foi relançado com as 13 canções originais, mais as versões demo “Dela” e a inédita “Vai Pra Rua”, de Arnaldo e Paulo Miklos. O show conta também com outras músicas que vieram antes e depois de CABEÇA DINOSSAURO, mas que mantém o mesmo espírito roqueiro, aguerrido e irônico, sempre com a marca registrada dos Titãs, que faz uma música pulsante com letras fortes, diretas, que questionam e levam as pessoas a refletir.

                                                                                       POR JÚNIOR AGAPITO





4 comentários:

Lilly disse...

Olá, Junior!

Tenho a ligeira impressão de que já vi teu nome ou no Orkut ou no Facebook do Marlon... e se é amigo do Marlon, é meu amigo tb., pq vc sabe como ele é gente fina. Mas não importa, o legal é que temos mais gente colaborando, e assim a escolha das músicas, cantores e bandas fica mais diversificada e rica. Adoro os Titãs, ainda acho que, apesar de mta.coisa boa que existe em rock no Brasil (mtas.infelizmente desconhecidas do gde.público), eles continuam firmes no time A, c/honra. Letras inteligentes, afiadas, assim como algumas emocionantes que vão direto à alma, temas bem variados, além de ótimos instrumentistas e arranjos sonoros, o que infelizmente ainda falta na "Terra Brasilis", daí a razão de o rock gringo agradar mais.

Enfim, seja muito bem vindo! E continue mandando bala...

Beijo

Lilly

Blog da Marjuriher disse...

Juninho,

Como eu já te disse, gostei muito do texto e da forma concisa com que você falou da trajetória desta que é uma das mais importantes bandas da história do Rock nacional. Os Titãs, na verdade, fizeram escola e influenciaram muitas outras bandas que surgiriam mais tarde.

Parabéns pela postagem, Júnior! Nosso Blog é um espaço aberto para todos os apreciadores da arte com qualidade, seja música, cinema, dança, e/ou outros diversos temas e manifestações culturais que se relacionem com a música. Sinta-se à vontade para participar de maneira mais efetiva, seja comentando nossas postagens, seja nos enviando sugestões e seus próprios artigos.

Abraço.

Unknown disse...

Olá lilly!

obrigado pelas boas vindas e pelo elogio, e faço das suas palavras as minhas, pois se é amiga do Marlon, é minha tmb ;D
e em relação ao rock Internacional tmb concordo com vc, afinal O "rock Gringo" é muito bom!! 0//

Beijo

Junior Agapito

Unknown disse...

Obrigado Serginho! é pode ter certeza de que continuarei participando do blog, pois agradei bastante!!
Grande abraço!!

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management