quinta-feira, 12 de julho de 2012

Crianças precisam de estímulo musical




A música é sem sombra de dúvida uma das formas de comunicação mais prazerosas do homem. O seu poder libertador e toda a atividade criadora em torno da elaboração de uma música, ou mesmo de sua interpretação, é enorme, e deve ser estimulado nas crianças o mais cedo possível. Das cantigas de ninar que as mamães cantam para seus filhos ainda no ventre ou para o ensino propriamente dito de música às crianças mais velhas, é necessário habituar a criança a viver num mundo repleto de música. Ela deve ser orientada a expressar seus sentimentos e partilhar seus pensamentos em forma musical desde a mais tenra idade. Assim, a música fará parte de sua vida como uma coisa natural e cheia de significados especiais e até, eventualmente, tornar-se uma atividade profissional no futuro, sobretudo se a criança já demonstrar dons musicais.

Estimulando o cérebro como poucas atividades, a música tem um papel fundamental no desenvolvimento do raciocínio, na coordenação motora e na capacidade de concatenar e organizar ideias. Os ritmos, as batidas, os gestos e toda a complexidade motora envolvida numa música representam para as crianças uma enorme oportunidade de evolução e de formação de uma psique forte e equilibrada. Você não precisa ser um virtuose e seu filho um Mozart para que vocês possam compartilhar a música e usufruírem todas as possibilidades que ela pode oferecer. Nada como um aparelho de som e algum tempo livre para transformar pais e filhos em cantores ou instrumentistas ardorosos e cheios de talento (mesmo que apenas para eles mesmos). Ao cantarem, as crianças exercitam a fala e executam tarefas que são responsáveis por estímulos totalmente novos ao cérebro, criando ligações neurais que representarão uma grande capacidade mental futura e garantirão uma melhor capacitação na absorção de conhecimentos e de experiências. Outra experiência bastante interessante é associar música e brincadeira em uma mesma atividade. 

A música exerce um poder tão grande sobre o cérebro das crianças que estudiosos acreditam que as crianças dotadas do que chamam de “inteligência musical” sequer precisariam necessariamente da educação formal nos moldes como é feita hoje para que possam exercer seus dons musicais. São os músicos “autodidatas” ou “de ouvido”, pessoas capazes de encantar por seu talento musical acima da média. Por isso mesmo, é muito importante que os estímulos musicais comecem o mais cedo possível, como uma forma de garantir às crianças o melhor aproveitamento de suas capacidades latentes. O que importa é que isso seja uma atividade movida pelo prazer, e não pela obrigação. No entanto, se é lógico que ser pai do próximo Mozart encheria de orgulho qualquer um, o que importa mesmo é ser pai de uma criança saudável e de um adulto que se sentirá realizado em qualquer profissão que seja de sua escolha e a qual estará plenamente apto a exercer, graças aos seus esforços e ao seu trabalho de estimulação precoce. 

Portanto, antes de tudo, converse com seu filho e tenha sempre em mente que a primeira e última escolha deve ser dele. Porém, como a criança ainda não tem capacidade de discernimento, é importante orientá-lo que a música é algo muito prazeroso pela qual pode vir a ter bastante interesse e que só terá sucesso nela se se dedicar ao seu estudo desde cedo. Explique-lhe ainda que uma pessoa só pode ser feliz e plena se se dedicar a algo que goste e para qual tenha aptidão. De qualquer modo, a música deve ser um prazer, um elemento a mais, uma força motriz, e não um estorvo, uma prisão que force a exercer tarefas e compromissos desagradáveis; portanto, faça de tudo para que ela possa ser uma atividade lúdica, não uma obrigação maçante.  Como em tudo o mais na vida, bom senso é fundamental.


Bárbara, minha sobrinha de 5 anos, um mini-talento

Bárbara desde cedo demonstrou muito gosto e dom para cantar. Até um 
excelente vibrato ela sabe fazer, por instinto.
Ouça abaixo sua vozinha:

0 comentários:

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management