sábado, 11 de junho de 2011

Eu não gosto de Ben Jor!




Afinal, o que a crítica "especializada" vê em Jorge Ben Jor? Não que seja uma unanimidade, assim fosse eu desistiria de pretender opinar e entender um pouco sobre música. Alguns cantores de qualidade duvidosa chegam às paradas de sucesso através de matéria paga ou aparição e execução em um veículo de comunicação; a julgar por aí, as revistas, rádios e emissoras de televisão estariam vendendo este produto em suas edições e programações, (que novidade!). Segundo o jornalista Zuza H. de Mello, vários artistas e suas músicas floresceram em função de esquema montado para fazê-los tocar no rádio e na televisão mediante taxas promocionais. "Isso já está institucionalizado! Nem as músicas de Roberto Carlos ficaram livres disso." Não creio que seja, efetivamente, o caso de Ben Jor, e isso não deixa de ser um mérito. Mas, o que o Ben Jor tem? Eu, particularmente, não gosto de Ben Jor; não tem carisma, é desafinado até pra falar, e canta o mesmo repertório há 40 anos. 
      Bem, há quem garanta que Jorge Ben Jor seja um dos legítimos representantes da música popular brasileira, um verdadeiro ícone. E eu pergunto: pra quem? Por quê? Por causa do 'swing' africano literalmente nas veias? De uma suposta mistura de estilos e ritmos que seria característica marcante em suas canções? Por causa dos temas cotidianos, folclóricos, humorísticos, esotéricos presentes em suas letras? 
     A meu ver, Ben Jor que, por sinal, é um bom músico guitarrista e percussionista, não conseguiu converter tantos elementos positivos na produção de uma música de melhor qualidade poética e melódica. Suas canções tem no máximo duas ou 3 estrofes com melodias e rimas pobres - quando há - com versos e palavras repetidos exaustivamente. Então sobra o quê? O 'swing'? Não gosto nem do swing de Ben Jor! Pra ser sincero, acho Ben Jor tão brega quanto o cantor Latino, embora eu não goste muito desse termo "brega" que vem sempre muito carregado de um tom pejorativo e preconceituoso! Que me perdoem os fãs, a crítica 'especializada', mas eu realmente não gosto de Ben Jor.

1 comentários:

Fernando Marley disse...

Favoritei pra sempre ler algo interessante, mas discordo do Marlon quanto ao Jorge Bem, as músicas são bem ritmadas e dançantes. Mas uma coisa ele tem razão as músicas dele tem mais de 30 anos, mas enquanto tivermos gente igual Restart, Cine, NXZero, Fresno, Latino entre outros prefiro o velho Jorge Bem e suas músicas de 30 anos.

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management