terça-feira, 5 de junho de 2012

Johnny Lang - o garoto prodígio do blues




Johnny Lang nasceu em 29 de janeiro de 1981, em Fargo, Dakota do Norte, EUA. É cantor, compositor e guitarrista de American blues, rock e gospel. Considerado o garoto prodígio do blues de sua geração, esse menino franzino surpreende e impressiona com sua maneira de tocar e a voz incomum, grave, visceral, cheia de técnica e paixão, comparada à de um antigo bluesman veterano, que já lhe garantiram muitos elogios entusiasmados e um lugar entre os grandes mitos imortais do blues.
Começou tocando saxofone com colegas de ginásio, enquanto tomava aulas de guitarra com Ted Larsen, o líder da "Bad Medicine Blues Band". Alguns meses depois, com 12 anos, Lang entrou para a Bad Medicine, que, pouco depois, com a ascensão espantosa do garoto, passou a se chamar "Kid Johnny Lang & The Big Band". A banda então se mudou da pacata cidade de Fargo para Minneapolis, onde, com produção independente, lançaram o álbum de estreia, "Smokin Lang", em 1995, quando Lang tinha 15 anos, cujo destaque era um cover de Robert Johnson, "Malted Milk". 
O álbum vendeu muito bem e logo se tornou um estrondoso hit. Essa vendagem e a enorme aceitação do público pela "Kid Johnny Lang & The Big Band" acabou culminando com a contratação de Johnny Lang pela A&M Records e o primeiro de muitos de seus Grammy Awards.
Johnny Lang teve estreia solo em 1997 com o álbum "Lie To Me", que rapidamente se destacou como um dos álbuns mais vendidos da safra de novos artistas. Os críticos e o público se deleitaram com esse álbum e também com sua maturidade e talento, a maneira fora do comum de cantar e tocar, nesta época com apenas 16 anos de idade. Com o lançamento de "Lie To Me" e sua completa aceitação pelo público, Lang caiu na estrada acompanhando nomes como Aerosmith, The Rolling Stones, B.B. King, Blues Traveler e outros. Sua carreira estava em franca e sólida ascensão; o garoto precoce já mostrava que vinha para ficar.
Em 1999, ele foi convidado para tocar para uma plateia na Casa Branca, incluindo o Presidente e a Sra. Clinton.
O segundo álbum oficial de Lang não demorou a sair, e foi intitulado "Wander This World". Esse álbum é uma fusão de blues, rhythm & blues, rock e baladas. Segundo o próprio Lang: "O blues teve um bebê, e nós o chamamos rock'n'roll". 
Destaque também para suas aparições no filme "Blues Brothers 2.000", juntamente com Wilson Picket e Eddie Floyd, e no "Free Jazz Festival" de 2011, em São Paulo/SP, onde deixou boquiabertos os presentes com sua presença de palco, voz e guitarra. Aquele garoto desconhecido, de quem não se esperava muita coisa, fez frente, com largas vantagens, a vários nomes consagrados do blues participantes. E foi assim em muitos outros eventos pelo mundo afora.
Suas principais influências são Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Luther Allison e Albert Collins. Em mais de dez anos na estrada, Lang tocou, além dos já mencionados, com Buddy Guy, Jeff Beck, Sting e muitos outros. 

Em "Breakin' Me", a música postada abaixo, percebam a potência e a emoção da voz de Johnny Lang em uma composição que fala de um amor perdido. O menino é verdadeiramente arrebatador.


6 comentários:

Unknown disse...

MARAVILHOSO, Lilly! A tua cara mesmo esse bom gosto e sensibilidade. Adoro blues, mas não conhecia esse cara. Vou ficar mais atento ao trabalho dele.
Beijão
Raul

Lilly disse...

Ah, Raulzito, que bom que gostou... No que depender de nós daqui do blog, estaremos sempre apresentando sonzinhos do gosto de quem nos curte e nos segue.

Continue com a gente, vem muito mais música e assuntos interessantes por aí, inclusive novidades, promoções... Na verdade, como eu tinha te dito, a proposta do blog é bem mais ampla do que apenas postar e falar sobre músicas e cantores/bandas.

Ah, e sugestões são super bem vindas!

Beijo

Lilly

Blog da Marjuriher disse...

Johnny Lang é realmente um bálsamo sonoro! Lilly, você sabe que adoro blues, e você sempre trazendo novidades e nomes consagrados do gênero! Gostei muito. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Lilly, que coisa linda! Me arrepiei. Isso é que é música. Boa sorte para o teu blog, espero que tenha muito sucesso. Beijos
André

Lilly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lilly disse...

Deus e todos os anjos te ouçam! Porque você sabe, com essa imensidão sem fim que é a web, com tantos e tantos espaços de qualidade à disposição dos internautas, não basta a vontade, o trabalho esmerado nem o maior empenho do mundo.

Olha, André, é muito gratificante saber que estamos conseguindo agradar aos ouvidos sensíveis como o teu. Na medida do possível, vá contando ao pessoal do PIB sobre este espaço, que inclusive oferece e oferecerá ainda mais músicas gospel da qualidade que os batistas tanto prezam - assim como assuntos relacionados também.

Esteja conosco, mantenha contato e, sempre que quiser, mande sugestões para que possamos agradar cada vez mais.

Beijos

Lilly

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management