terça-feira, 19 de junho de 2012

Parabéns, Chico Buarque! 69 anos de música e poesia




Hoje, 19 de junho, é o aniversário do verdadeiro Rei da Música Brasileira, Chico Buarque. Ele completa 69 anos de vida. E que vida!

No time A entre músicos e compositores brasileiros e gringos, Chico é uma unanimidade nacional. Não à toa: é dono de uma criatividade sem fim e um talento extraordinário para a poesia, cheia de força, expressividade e delicadeza.

Em 1969, no auge dos "anos de chumbo" da Ditadura Militar no Brasil, exilou-se na Itália e, ao voltar, tornou-se o primeiro artista a envolver-se ativamente na crítica política e na luta pela democratização do Brasil. Tão sutilmente que muitas vezes nem os homens que cuidavam da Censura percebiam. Na carreira literária, além de outras obras relevantes, como seu livro de estreia "Estorvo", saudado enormemente por crítica e público, foi ganhador do Prêmio Jabuti pelo livro "Budapeste". 

Chico Buarque faz parte da minha história: cresci ouvindo a obra desse gênio da MPB. Quando o escuto, sinto saudades do tempo em que ia todo domingo com meu pai e irmãos à casa de minha avó paterna tomar chimarrão, cerveja e comer petisquinhos junto a alguns tios, primos e amigos. 

Adoro muitos artistas brasileiros, mas quem me conhece sabe: meu poeta soberano, que me sensibiliza, inspira e desperta reverência é Chico Buarque. Ele musicou tudo que sentia, até pediu ao inventor da tristeza que tivesse a fineza de desinventá-la. Com a maestria de grande sambista, cantou a política, o Carnaval, o amor e a boemia como poucos. Ironizou os dramas e dramatizou o cotidiano, cantou os grandes amores, felizes ou infelizes, falou de sensualidade com realismo e vigor, mas sem perder a classe e a sutileza.

Como disse uma vez um amigo: "aquela frase do Chico Buarque parece que foi feita especialmente para você falar para a sua namorada? Claro que sim! Por que você acha que ele conquistou e ainda conquista tantas mulheres?" Sua sensibilidade e conhecimento da alma feminina são célebres. 

Autor de quase oitenta discos recheados das melhores e mais lindas composições da MPB, são 69 anos de poesia em vida, de luta por causas nobres nacionais e de compreensão inigualável das mazelas humanas.

Obrigado, Chico! 

FELIZ ANIVERSÁRIO.


                                                                                                              Por Marlon Sérgio




Daniel Taubkin interpreta Chico Buarque

    

0 comentários:

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management