domingo, 17 de junho de 2012

Da tristeza que se transforma em arte




É comum nos lamentarmos quando passamos por grandes tristezas, mas esquecemos que a dor é parte integrante e inseparável do homem, tanto como a alegria - e, mais que isso, necessária e importante -, porque é através dela que mais somos capazes de sair da superficialidade, da mesquinhez, do banal e corriqueiro, afinamos e elevamos nosso espírito, nos aprofundamos e enriquecemos como seres humanos e integrantes da nossa civilização.

Como exemplo da importância da dor, temos que a arte em todos os tempos não seria o que é, não seria uma das mais altas manifestações do espírito humano, seria muito mais pobre e inexpressiva, se pessoas como Machado de Assis, Augusto dos Anjos, Goethe, Lord Byron, Virginia Woolf, Gauguin, Van Gogh, Fernando Pessoa, Billy Corgan, Tolstói, Shakespeare, Schumann, Schubert, Tchaikovski, Rachmaninoff, Chopin, Beethoven e tantos outros não tivessem passado por profundos sofrimentos e frustrações, que utilizaram como combustível para gerar as mais belas, vigorosas e inesquecíveis obras de arte.

Por isso, diante de uma grande dor... sim, sofra, chore o que tiver que chorar, não finja que a ferida não existe, não escamoteie seus sentimentos, SINTA (até porque, se você não fizer isso, não conseguirá livrar-se do que o fere) - mas não se paralise, não se encolha, não se apequene, siga em frente, perceba o quanto você é grande, digno e humano na sua dor. Siga o exemplo dos grandes espíritos e transcenda o sofrimento, transforme o que dói em energia poderosa, eleve sua alma, caminhe em frente e acima da dor e aproveite a imensa oportunidade que a vida está lhe oferecendo para ser maior, mais rico e mais feliz, quem sabe até realizar algo cheio de beleza e relevância.

Liane Dornelles

Moonlight Serenade (Sonata ao Luar) - Ludwig Van Beethoven




2 comentários:

Blog da Marjuriher disse...

Lilly, como eu já te disse, esta postagem ficou perfeita, de uma sensibilidade arrebatadora. Você conseguiu uma composição, uma combinação irretocáveis, foto, texto e a canção que, na minha opinião, é a mais bela de Beethoven.

Bjos

Getulio Pacheco Quadrado disse...

PORQUE AS PESSOAS ENTRAM EM DEPRESSÃO

Durante as nossas vidas, todos nós passamos por momentos de tristeza.
Os motivos que nos levam a esta são variados, uns perfeitamente justificáveis, outros de fácil superação.
Por exemplo: Ficamos tristes com a desencarnação ou com a enfermidade de um ente querido, com tragédias, com problemas de solução difícil e desconhecida, com insucessos e decepções. Ou pode ser com o cansaço, as carências, as dificuldades profissionais e financeiras, ou talvez de relacionamento.
Mas com tudo isto devemos verificar, que nem sempre isto ocorre conosco, sem que possamos explicar. E assim acabamos tendo estes momentos felizes, embora estejamos passando pelos problemas acima citados.
É como se sentíssemos que dentro do nosso coração que existe um passarinho cantando dentro dele, isto enquanto passamos por situações difíceis e aparentemente intermináveis.
Mas vamos raciocinar, porque então ficamos tristes?
Talvez por termos a nossa consciência em desarmonia com as leis Divinas, ou com alguém. Mas devemos saber que desde que nascemos temos enfrentado inúmeras experiências, ou seja, problemas. Uns que nos deixaram pacíficos, outras que nos deixaram apreensivos.
Por isso que periodicamente sentimos uma imensa saudade dos tempos lauréis.
Então neste caso temos uma vida toda para começarmos a plantar boas sementes, para podermos colhê-la lá na frente. Procurando enfrentar as dificuldades com entusiasmos, sempre com objetivos superiores, e não se deixar abater pelos espinhos que podemos ter para chegar nisto.
O que podemos recomendar e esclarecer vem a ser o seguinte:
Quanto estamos reencarnando, é colocado para nós situações que ficamos devendo no passado, e somos nós que as escolhemos. Se assim não fizermos eles escolherão.
É por isso que na vida terrena reencarnam Espíritos de toda natureza, simplesmente para se redimirem daquilo que ficaram devendo. Cada um de nós trás consigo a sua cruz para carregar, e temos que carrega-la porque Deus não permite que carreguemos um peso maior do que podemos carregar. Com isso o planeta que nos acolheu, é o de espia e talvez o ranger de dentes para alguns. Mas para nós particularmente temos que construir o nosso mundo particular, procurando acima de tudo ser útil, procurando boas amizades, boas músicas, lazer, pois a vida é feita de 24 horas, sendo oito para trabalhar, oito para descansar e oito para lazer. E não devemos esquecer dos exercícios físicos, hoje existe as academias de rua, onde podemos caminhar e prestar os exercícios. Mas também devemos lembrar de ir ao Centro Espírita recarregar as suas baterias de amor. Temos que combater também a preguiça, o cansaço, e outras coisas ruins, e procurar as boas. O que não podemos é estacionar, e ficarmos parados. Temos que fazer alguma coisa que nos agrade.
O que não devemos deixar é de se levar pela melancolia, pois se deixarmos levar por ela, baixaremos de sintonia e teremos Espíritos que pensam desta natureza a conviver conosco.
É por isso e é verdade, que o pensamento positivo acaba atraindo Espíritos positivos, e se pensarmos ao contrário teremos os negativos.
Inclusive no nosso Evangelho tem justamente um tema chamado de “A Melancolia” que fala sobre isto.
Quando estivermos se sentindo só e parecer que tudo é errado do nosso lado, vamos elevar os nossos pensamentos a Deus através de Jesus, e pedir a Ele que se tiver alguma entidade negativa perto de nós jorrando maus pensamentos e fluidos negativos, que vão para um aprendizado. Com isto estaremos nos defendendo e praticando a verdadeira caridade.

Bibliografia: Internet. Mensagem escrita e interpretada pelo Médium Getulio Pacheco Quadrado. Meu blogger: getuliomomentoespirita.Blogspot.com
Centro Paranaense de Estudos Espíritas. Grupo Irmão Cacique. Trabalho as Quintas Feiras, às 14 horas.
Rua. Lamenha Lins, 1.925/1.927. Curitiba. PR

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management