domingo, 5 de maio de 2013

Pequena e emocionada homenagem aos nossos ancestrais d'além mar...







Teresa Salgueiro, a ex e eterna vocalista do Madredeus, canta como um anjo


Na querida Terrinha, Portugal, encontramos parte da nossa história, da nossa cultura, da nossa alma... 
Deste povo portugUês herdamos o lirismo, a passionalidade, o temperamento afetuoso, a mansidão de espírito... 
Que se revelam, por exemplo, nas palavras inspiradas e inspiradoras do grande poeta lusitano Fernando Pessoa:


Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal...
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram...
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar... 

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer ultrapassar o Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

(Fernando Pessoa)


Para agraciar a Portugal e a nossos irmãos portugueses, assim como para encantar e elevar o espírito de nossos seguidores, escolhemos uma pequena amostra de alguns dos mais lindos fados:

Alfama - Madredeus
Gaivota - Carlos do Carmo
Fado Tropical - Ruy Guerra (português) e Chico Buarque
Confesso - Amália Rodrigues, na versão de Maria Bethânia


12 comentários:

Unknown disse...

Li, como vc sabe, este rockeiro aqui curte outros sons tb........ naum tem como naum gostar e achar uma maravilha essa música emocionante, que toca lá no fundo da alma............
Mais um gol...... desejo que continue sempre assim, te desejo mta felicidade em tudo....

Besos

Terre Nunes disse...

Tive um excelente professor de Literatura, português, que dizia: o português é um povo delirante (com aquele sotaque inconfundível e tão bonito). Querendo dizer com isso que são apaixonados, extremados, sonhadores, românticos, viscerais, líricos. E realmente, é fácil perceber-se isso nas poesias lusitanas, todas cheias de um amor intenso, versos de extremo lirismo e preciosidade poética e imagens delirantes, em tonalidades fortes, dramáticas e ao mesmo tempo suaves (como por exemplo, na música "Gaivota").

Mas divaguei... Liane, mais um belíssimo post, com belíssimas músicas. Curti demais, viajei mesmo.

Cynthia Arruda disse...

Vocês foram muito felizes na escolha do tema, na forma como se dirigem e se referem a esse maravilhoso povo português (totalmente dignos dessa homenagem. Há até quem discorde, mas é um grande equívoco, uma grande injustiça), na poesia do Fernando Pessoa e, sobretudo, nas músicas, todas lindas.

Parabéns.

Ely Jamil de Acosta disse...

Liane, qdo vc me convidou para visitar seu blog, confesso que vim meio a contragosto, meio que por obrigação, sem expectativas de encontrar nada especial. Mas agora te agradeço mto, pq ele é tudo de bom. Passeei pelos posts que mais me interessaram, ouvi as músicas e passei uns momentos deliciosos. Vcs são mto talentosos e tem mta sensibilidade, aquele toque especial de quem sabe atrair e encantar qualquer pessoa. Mto bom, mto bom mesmo.

Beijos

Luiz Felipe Nunes Godinho disse...

Confesso que nunca gostei de música portuguesa e só abri mesmo os vídeos pra não ser indelicado com vc e ter o que comentar caso vc me perguntasse. Mas meu Deus, que incrível surpresa!!! São fados bem diferentes daqueles tradicionais e meio folclóricos... acabei ficando impressionado e maravilhado como poucas músicas conseguem me deixar. Que coisa mais linda! Vou passar a observar melhor a música lusitana.

Marcelo R. Prosdocimo disse...

Queixo caído aqui... uau, garota!

Li, de verdade, de todo coração, eu te desejo mto sucesso com este blog (e em tudo mais na sua vida). Não são mtas as pessoas por quem sinto e digo isto, que realmente merecem tantas coisas boas, não só pela capacidade como por ser essa criaturinha maravilhosa, fora de série mesmo, que vc é.

Beijos, minha queriduxa

Lilly disse...

Roni, seu coisinho, não vale, vc é suspeito pra falar, pq sempre diz que gosta de tudo que eu faço... eheheheh

Mas tá bom, aceito os elogios, brigada, beijabraço.

(Ah, e quer saber? É até bom às vezes ter pessoas que dizem que gostam de tudo que a gente faz... Alguém disse: "O mundo se divide em dois tipos de pessoas: as simpáticas e as que dizem que você está um pouco mais gordo.")

Lilly disse...

Terre, eu penso exatamente isso da poesia (e da música) portuguesa. E como uma vez namorei um português, tive acesso a mto do que se faz em música e literatura em Portugal, e realmente lá existem grandes escritores, poetas e compositores, mtos. desconhecidos nossos, e numa quantidade incrível, é uma coisa impressionante (bem mais do que no Brasil.) Certa vez o Paulo Francis disse que o Saramago escrevia como um anjo. Pois eu digo isso de mtos. dos poetas lusitanos; não sei de onde sai tanta inspiração, versos tão perfeitos, mágicos, incomuns, construções como gotas preciosas caídas do céu, extraindo da língua mais do que o aparentemente possível. Sem exagero nenhum. (Um dia dê uma boa pesquisada em composições e poesias portuguesas e vc vai ver do que eu falo. Mas não na net; procure canais de TV portugueses, como o RTP, por exemplo, boas bibliotecas...)

Lilly disse...

É verdade, Cynthia, mtos. aqui no Brasil não gostam dos portugueses, o que é uma injustiça, pq são um povo incrível em vários sentidos, a despeito de certas desavenças que aconteceram uma época entre brasileiros e eles. Posso dizer de cátedra, pq conheço mtos. pessoalmente. E são inteligentíssimos (é, isso mesmo! Por mais estranho que pareça), cultos, espirituosos, divertidos, bom papo, educados, afetuosos, acolhedores, bom caráter, etc.

E obrigada pelos elogios e por continuar com a gente. :)

Lilly disse...

Nossa, Jamil, qtos. elogios... será que merecemos tudo isso? (Espero que sim... rsrsrs) Mas os elogios assim tão entusiasmados, apesar de gratificantes, são facas de dois gumes: acabamos sentindo o peso da responsabilidade de corresponder às expectativas de gente como vc - o que significa que devemos fazer daqui pra frente um trabalho no mesmo nível ou até melhor, mas nunca pior. Mas é tb um desafio e um estímulo p/ que possamos produzir sempre mais e mais qualidade.

Mas olha, da próxima vez, vê se faz umas criticazinhas também, tá legal? eheheheheh Senão a gente mascara e deita nos louros... rsrsrs (Mas sério, críticas são bem vindas também, só com elas podemos corrigir os erros e fazer o que realmente é do gosto de vocês.)

Lilly disse...

Felipe, eu tb fiquei assim encantada, deslumbrada, qdo. conheci melhor a boa música (e poesia) portuguesa (e não são só fados, a arte deles é mto. diversificada.) Vou transcrever o que disse ao Terre:

"Terre, eu penso exatamente isso da poesia (e da música) portuguesa. E como uma vez namorei um português, tive acesso a mto do que se faz em música e literatura em Portugal, e realmente lá existem grandes escritores, poetas e compositores, mtos. desconhecidos nossos, e numa quantidade incrível, é uma coisa impressionante (bem mais do que no Brasil.) Certa vez o Paulo Francis disse que o Saramago escrevia como um anjo. Pois eu digo isso de mtos. dos poetas lusitanos; não sei de onde sai tanta inspiração, versos tão perfeitos, mágicos, incomuns, construções como gotas preciosas caídas do céu, extraindo da língua mais do que o aparentemente possível. Sem exagero nenhum. (Um dia dê uma boa pesquisada em composições e poesias portuguesas e vc vai ver do que eu falo. Mas não na net; procure canais de TV portugueses, como o RTP, por exemplo, boas bibliotecas...)"

E fora isso, ainda há as melodias, que seguem a mesma linha lírica, apaixonada e cheia de beleza, com uma grande riqueza e diversidade de melodias, sons e acordes. Os músicos e escritores portugueses são mto. criativos, sensíveis e competentes. (Só ouvindo - e lendo - mesmo.)


Lilly disse...

Marcelinho, eu sei que vc me quer bem de verdade e me deseja coisas boas. E essa amizade da gente é uma das coisas mais especiais da minha vida.

Mas sem mta. melação, né? eheheheh O que a gente sente, a gente sente e fim.

E que bom que gostou desta "obra prima!" < (brincando)

Beijinhos e peixinhos pra ti

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management