quarta-feira, 22 de maio de 2013

Oswaldo Montenegro - Monumento da arte e da cultura



       

Sentado aqui agora numa noite de terça/quarta-feira, às 02:30 da noite/madruga pensei em copiar algo no google sobre a biografia de Oswaldo, embora eu já conheça boa parte, mas decidi falar desse grande cantor poeta, músico, compositor, ator e produtor de teatro e cinema de uma forma menos didática, falar como ele mesmo disse muito bem "sem o compromisso estreito de falar perfeito, coerente ou não..." .Optei pela improvisação e emoção, sempre encantado pela obra do nosso imenso, intenso menestrel. Ouço nesse momento canções de uma playlist em um site de Oswaldo Montenegro e, como sempre, não sinto a mínima vontade de clicar stop.

As canções de Oswaldo são, além de belas, passagem garantida para viagens por aí, por onde for, por outras paragens, sem lugar, nem direção e nem paradas previsíveis. Sempre encontrei na música de Oswaldo uma mistura ou alternância entre um estado inebriado de alegria energizada com momentos reflexivos de saudades que não sabemos definir de quê, de quem exatamente, de lugares tempos que não sabemos muito bem  dizer. Suas canções tem também  um apelo e um apego à poesia que parece íntima de nossa alma.

Mas gosto muito daquele algo que fica no ar, místico e filosófico, mágico e lúdico, às vezes bucólico, enfim, sou meio suspeito para falar sobre Oswaldo Montenegro, mas espero ter conseguido explicar um pouco desse cara incrível enquanto músico, enquanto música, embora isso não seja tão simples. O que sei é que Oswaldo é a música, a essência é canção, os genes são partituras, a respiração, melodia. Sempre.

Em meio a tantas canções maravilhosas, não é tarefa fácil escolher uma ou duas para deixar aqui pra que vocês possam  pegar essa carona fantástica com um dos mais completos artistas da música popular brasileira. Mas uma delas é a canção "Amores" que faz parte da trilha sonora do filme "Solidões", segundo longa de Oswaldo Montenegro, em que ele atua com Vanessa Giácomo. E uma segunda canção das mais belas de Oswaldo "A vida quis assim". SALVE OSWALDO!

                                                                                                      Por Marlon Sérgio


                                                  Música 'Amores' e fotos do filme 'solidões'

                                                                  "A vida quis assim"
                                                                              
Reações:

1 comentários:

Anônimo disse...

ADORA AS MUSICAS DELE SÃO BELAS

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management