quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Orgasmo da Pele.




Você sabia que quando uma música lhe dá calafrios o nome oficial é "frisson"? (e o nome técnico para arrepios é "piloereção" ou "orgasmo de pele" - Pode parar de dar risadas aí na parte de trás). Havia um artigo fascinante sobre calafrios musicais no BuzzFeed recentemente, que olhou para o pai de todos os arrepios: RAMS
Isso provavelmente não significa nada para você. Deixe-me explicar. Significa "Resposta Autónoma Meridiana Sensorial". É basicamente arrepios ao quadrado. Pessoas que a têm, não é só deixar os cabelos em seus braços de pé ou um formigamento em sua coluna - ele inunda todo o seu corpo. A música não é a única coisa que o define. É uma lista mista de unhas tocando, arranhando, colorido em imagens, lâmpadas de lava e sussurros.

Você tem sorte se tiver frisson ao ouvir música, posto que não afeta a todos. Simplesmente falando, a dopamina (o produto químico feliz), causada por uma reação emocional leva a resposta fisiológica. Os cientistas sugerem que isso pode ser um dos motivos que leva as pessoas a valorizar a experiência de ouvir música.

Aqui está uma repartição dos pontos mais interessantes do artigo:
-  Arrepios musicais são raros: "A literatura na cognição músical tende a afirmar que entre 1/3 ou 1/2  pessoas experimêtam em resposta à música", diz  a acadêmica Lisa Margulis.
- 90 por cento dos músicos profissionais obtêm-los, aparentemente.
- As mulheres são mais propensas a ter frisson do que os homens.
- "Grandes alterações no ritmo ou volume e entrada repentina ou saída de vocais ou instrumentos parecem ser os grandes vencedores de calafrios" e canções que são "de alta energia: muito alta, ou envolvendo lotes de instrumentos tocando tudo de uma vez", foram citados pelos pesquisadores como razões para os efeitos.

As razões evolutivas não são claras, mas poderia ter algo a ver com uma experiência de união.
Os efeitos da RAMS (em oposição ao frisson) são bastantes: "Você quer se derreter em sua cadeira e ronrona como um gato. Isso pode durar por muito tempo, desde que desencadeado". Ele pode até fazer alguém cair no sono.
Os momentos que me dão calafrios são freqüentemente causadas por um vocal, uma mudança inesperada chave ou uma resolução harmônica. Meu top três?
 "Marisa Monte cantando "Para ver as Meninas" de Paulinho da Viola, nesse video aos 2:12 e o segmento da Cu.íca. Sequer pensar nisso me dá um arrepio.
Amy Winehouse cantando "What it is" aos 3:36 quando toda dor e angústia  explodem na voz mais linda do mundo.
 Eu poderia citar inúmeros momentos do Radiohead, mas acho que o mais eficaz para mim é na musica "Nude" exatamente aos 2:37 quando ele diz: "You go to Hell for all your dirty mind is thinking"
Que momentos em canções lhes dá os arrepios? Não apenas uma faixa como um todo, o momento exato em que você começa a piloereção (desculpe). Por favor, deixe-nos saber abaixo. Queremos descobrir se algum momentos vêm-se várias vezes - talvez haja um momento Frisson comunal. Nós estaremos fazendo uma lista com as melhores sugestões. 

3 comentários:

Lilly disse...

Muuuito legal, Carlinhos! Ainda não ouvi as músicas, mas gostei muito dos artistas/bandas e de cara já adorei aquela foto do Freddie Mercury (inclusive tenho no meu arquivo.)

Beijão!

Blog da Marjuriher disse...

Maravilha, Carlinho! Lembrei de várias canções, momentos, viajei mesmo! Porque isso acontece muito e com todos nós. Dia desses ouvi "Casinha Branca" com Sérgio Reis e realmente fiquei emocionado, pois tem uma letra singela, fala de coisas simples e tem uma melodia bela. Busca aí e ouve, aposto que vai ter piloereções.rsrsrs..........Forte abraço e parabéns pela postagem, meu brother!

Às vezes sentimos esses arrepios quando ouvimos músicas, cantores que nem curtimos muito ou que nem conhecemos bem, mas acontece.
Tem aquelas canções que sempre vão provocar em nós tais sensações. Eu, por exemplo, ouvindo Guilherme Arantes, Marisa Monte, João Bosco, Peter Cetera, Bach, Chopin, Flávio Venturini, Trio Parada Dura, Doris Day, Scorpions, Pink Floyd, e mais uma infinidade, é fatal.

Isabela Lennon disse...

Agora entendi o porquê de eu amar TANTO música e sentir tantas coisas doidas, hahaha! Nesse link aqui tem um post meu com músicas que pra mim causam um efeito tão bom de relaxamento que intitulei a lista de "Soft Songs". Pelo jeito elas causam em mim muitos frissons!

http://isalennon.blogspot.com.br/2013/10/mixtape-n5-soft-songs.html

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management