terça-feira, 29 de outubro de 2013

Futebol, mulher & rock'n'roll (ou samba, ou reggae, ou bossa nova, ou sertaneja, ou marchinha, ou lenta, ou qualquer ritmo)





Brasil, país do futebol? Eu diria diferente: futebol, paixão mundial (até gringo norte-americano, que não leva lá muito jeito pra coisa, não consegue resistir.) E quando se junta então com a música, fica verdadeiramente irresistível, uma paixão arrebatadora. Músicos os mais variados, os mais inusitados, de todos os países e de todos os gêneros musicais, desde os mais simples aos mais sofisticados, compõem e compuseram sobre futebol - e não é de hoje: até mestre Pixinguinha deu a sua contribuição, com a muito graciosa e contagiante "Um a Zero". Isso sem falar nos hinos de times e de torcidas, alguns verdadeiras obras-primas, como o "Até a Pé Nós Iremos", do Grêmio Portoalegrense, de outro mestre, Lupicínio Rodriges. Há ainda as músicas comemorativas de eventos futebolíscos, de incentivo a seleções, as homenagens a jogadores ou times, e assim por diante - o futebol é muito inspirador, não há limites para o tipo de canções que ele pode gerar.

Uma pequena mostra de canções que nasceram baseadas no futebol: O Futebol (Chico Buarque), Meio-de-Campo (Gilberto Gil/Elis Regina), Aqui é o País do Futebol (Milton Nascimento), É uma Partida de Futebol (Skank), Eu Quero Ver Gol (O Rappa), Sou Ronaldo (Marcelo D2), Cadê Você (Moacir Franco), Este Jogo Não Pode Ser 1 a 1 (Junior - ex-Flamengo, ex-Seleção), Camisa 10 (Luiz Américo), Hino do Grêmio (Lupicínio Rodrigues), Ally's Tartan Army (Scotland), Aqui Tem um Bando de Loucos (Torcida do Corinthians), Pra Frente Brasil (Miguel Gustavo), O Campeão (Neguinho da Beija-Flor), A Taça do Mundo é Nossa (Wagner Maugeri), Touradas em Madri (Braguinha), Umbabarauma (Jorge Ben), Voa, Canarinho, Voa (Junior - ex-Flamengo, ex-Seleção), Replay (Trio Esperança), Flamengo Até Morrer (Marcos Valle), Meu Time (Siba e a Fuloresta), Seu Ferrera e o Parmera (Douglas Germano), Aqui é o País do Futebol (Wilson Simonal), Todo Mundo (Gaby Amarantos e Monobloco), Beto Bom de Bola (Sérgio Ricardo), e muitas, muitas outras.

Só como tira-gosto, ouçam:


                    La Copa de La Vida - Ricky Martin (tema da Copa da França de 1998)


                                                            Um a Zero - Pixinguinha


                                                           Fio Maravilha - Jorge Ben 


                                                Futebol, Mulher & Rock'n'Roll - Dr. Sin


                                       ¡Olé! - The Bouncing Souls  (banda nova-iorquina)


Imagina na Copa - Fernando e Sorocaba (lançada há pouco tempo, neste ano)

28 comentários:

Roni Sauaf disse...

Maneiríssimo!!!! Mas Li, por falar em futeba......... tá de cabeça inchada com a vitória do meu Furacão ontem? :P

Bjs atleticanos

Terre Nunes disse...

Menina, parece que o blog anda meio parado, hein? Faz isso com a gente não... E cuidado pra não perderem público, fica a dica. Adorei a escolha, muito apropriada para este momento pré-Copa, e muito empolgante. Músicas ótimas também, em ritmos bem variados. Senti falta de "Sou Ronaldo", do Marcelo D2, acho um sonzinho bem gostoso.

Beijos

Túlio Endres disse...

"Futebol, mulher e rock and roll, meu Deus como isso é bom!" Perfeito. Fugindo daquele velho clichê de "futebol, mulher e samba". Rockeiro tb curte futebol, afinal, e já viu qtos clips de times no Youtube com rock como fundo? E por falar nisso, a seleção de músicas tá perfeita, mas pro meu gosto, faltou uma música fundamental: aquela do Skank, não lembro bem o nome, mas super conhecida.

Unknown disse...

Aaaaaiiii... eu sabia que hoje ia ter que aguentar... Olha, Roni, sua criaturinha dos infernos, em primeiro lugar, o juiz roubou um gol do Grêmio, um chute certeiro que um jogador do Atlético desviou. E depois, o próximo jogo vai ser no Arena e com os 3 jogadores que tavam faltando... Conversamos depois...

Mas eu te amo-te-lhe mesmo assim, atleticano e tudo.

Beijo, teacher!

Unknown disse...

Terre, que bom que vc apareceu, eu realmente tive receio que, como vc diz, a gente tivesse perdido público. E tem razão, a musiquinha do Marcelo D2 é mto. gostosinha mesmo, mas não dava pra postar mtas.músicas, senão o post ficaria pesado.

Feliz demais em te ver por aqui de novo.

Beijo

Unknown disse...

Oi, Tulico! Bom demais ver vc por aqui, saber que o pessoal de sempre não nos abandonou, apesar de o blog ter andado um pouco parado. Realmente, a música do Skank (Uma Partida de Futebol) é fundamental, virou quase um hino futebolístico, com uma letra e um balanço deliciosos. Eu quase a postei, mas depois acabei dando prioridade à variedade de ritmos. Agora acho que errei, mas paciência... E fique conosco, agora o blog voltará a ficar bem ativo.

Beijo

Kátia Regina Fontoura disse...

Ôxi!!!! Eu tava sentindo falta de ler as coisas gostosas e instrutivas do blog de vocês. Uma pessoa me falou que tinha post novo aqui, então adivinha... eu vim correndo conferir. Não me decepcionei: a mesma qualidade e diversão de sempre, tudo perfeito, irretocável. (Agora, cá pra nós, colocar o lindo e gostoso do Piqué pra ilustrar foi golpe baixo... aaaaaaiiiii...)

Beijins

Paulo Peruzzo disse...

Que beleza! Mas isso nem é mais novidade dizer. Vc listou no texto a música "Cadê Você", do Moacir Franco. Que bela lembrança! Eis uma canção que me tocava mto, fui até ouvir no Youtube, é maravilhosa, apesar de um pouco triste.

Gustavo disse...

Muito boa mesmo a mistura de futebol e música, e achei ótimo vc falar em rock em vez de samba, que tá mto batido, apesar de o samba ser inseparável do esporte. La copa de la vida, Um a zero, Fio maravilha, Futebol, mulher e rock'n'Roll, Olé, Imagina na copa... perfeitas, delícia de ouvir: a empolgação e brilho do tema da Copa da França, o sempre adorável e fora de série Pixinguinha, o Jorge Ben em seus bons tempos (eu achava Fio maravilha o máximo, chegou até a vencer um daqueles festivais da Globo, na voz grave e no estilo singular e marcante da Maria Alcina), o rockão misturando mulher e futebol com pauleira, o som dos gringos americanos, até o irresistível sertanejo muito animado e maroto do Fernando e Sorocaba.
Parabéns.

Unknown disse...

Kátia, foi de propósito, com intenções malignas... mwahahahah... O Piqué agrada a gregos e troianos (tradução: homens e mulheres). Continue conosco, vc vai ver que haverá golpes mais baixos ainda... rsrsrs (fazemos tudo pra agradar o freguês :P).

Beijoca

Unknown disse...

Paulo, eu tb acho "Cadê Você" mto bonita e melancólica ao mesmo tempo. Tem uma frase que diz: "Ergue os seus braços e corre outra vez no gramado /
Vai tabelando seus sonhos e driblando a emoção...", que acho de arrepiar. (Aliás, a letra inteira é emocionante). E aproveito pra fazer uma correção: o nome da música na verdade é "Balada Nº 7".

Abraços

Unknown disse...

Bom, Gustavo, sou suspeita pra falar, mas minha intenção foi mesmo trazer ritmos bem variados, que bom que vc gostou. Eu tb gostei das músicas, apesar de uma ou outra ter faltado, como por ex., "Uma Partida de Futebol", do Skank, cuja letra e pegada reggae eu acho perfeitas (aliás, essa letra quase fez parte do texto da postagem, de tão genial que a acho, ela "pinta" bem um jogo de futebol e todos os seus lances, ajudado pela cadência do ska). E confesso que achei até o sonzinho do Fernando e Sorocaba uma delícia, super contagiante, quase o postei em primeiro lugar, mas depois achei que o tema da Copa da França era mais empolgante, forte e emblemático, e inclusive tem umas batidas de samba (que homenagem ao futebol brasileiro!) misturadas c/ o ritmo balançado da música que foram mto bem produzidas, interessantes e raras, em se tratando de gringos tentando reproduzir samba, que sempre confundem c/ salsa, mambo, calipso, se bobear até tango... eheheheh

Abração

dione disse...

Adorei Liane nem consegui ver tudo e já amei adorei o tema. Muito bem escolhida a Balada n.7 que homenageia o grande craque Garrincha linda linda
parabéns você é demais . bjs Dione

Unknown disse...

Oi, Dione! Então você veio mesmo... que graça... você que é demais!

Beijão

Jorge Farah disse...

Show! Tem muita coisa boa mesmo na música com o tema Futebol.
Põe ai "É o camisa 10 da gávea..." com o Benjor.
Parabéns!

Unknown disse...

Oi, Jorginho! Bom te ver por aqui... :) Vou procurar essa música, não conheço. E continue dando sugestões, tá?

Beijo

Blog da Marjuriher disse...

Lilly, como sempre, tuas postagens bombando. Eu achei brilhante, pois vc conseguiu reunir três grandes paixões, sobretudo dos homens, embora não tenha nada de sexista ou machista. Todo mundo gosta de futebol, mulher e rock 'n roll.

Como eu disse ao compartilhar no facebook, envolvente e com um texto e músicas top. Parabéns por mais esta tão agradável postagem que, como as demais, tem um "Q" de inusitado, mesmo quando são abordados temas corriqueiros você consegue esta façanha de torná-los sempre mais interessantes através de sua leitura tão singular. Bjos

Unknown disse...

Poxa, Marlinho, que bom que você gostou... e eu confio demais na tua avaliação, no teu gosto. Obrigada pelo reconhecimento. :)

Beijo

Cynthia Jankowski disse...

Adorei o blog, adorei este post! E andei dando uma passeada pelo blog, tem muita coisa boa e interessante. Gostei demais daquele negócio sobre o toque de silêncio no funeral militar e vários outros....... sugiro algo sobre cavalos, que eu gosto muito, tem músicas sobre esse animal, hinos, até música clássica.

Unknown disse...

Oi, Cynthia!

Que bom que gostou! E sabe que a ideia sobre cavalos é legal? Inclusive me vem à lembrança o Hino da Cavalaria e algumas músicas clássicas com o tema. Obrigada, valeu!

Arthur Fricks disse...

Maravilha! Este blog é quase 100% adrenalina na veia, dá vontade de explorar e ouvir tudo, o ânimo levanta, tudo de bom. Sugestões eu tenho várias, por ex fazerem mais uma edição sobre músicas para sexo etc. Vou voltar aqui sempre, com certeza. Parabéns!

Unknown disse...

Vc achou, Arthur? Fiquei contente, pq um dos meus desejos é justo que o blog seja estimulante, "adrenalina na veia", como vc diz. Não gosto de coisas mornas ou "mais ou menos" boas; pra mim tem que ser superlativamente bom, assim como acho que deve ser a boa música, mexer com a gente, provocar sensações e emoções as mais diversas. "Música de restaurante" não é comigo... rsrsrs Bom, vou pensar em fazer mais um post sobre músicas para sexo, tá bem? E espero vc aqui, sempre com novidades.

Marisa Arruda disse...

Eu estava muito, mas muito triste por ter terminado com meu namorado, entrei neste blog e me senti melhor, senti novas forças, principalmente com aquele post falando sobre a função da tristeza, que maravilhosas obras de arte foram feitas por pessoas que se sentiam infelizes. Foi como uma ótima sessão de terapia. Obrigada.

Unknown disse...

Marisa, fico mto satisfeita por vc ter melhorado de estado de espírito visitando nosso blog. Na verdade, uma das funções da música - melodia + letra - é justo terapêutica. E é verdade que a tristeza faz parte da vida, é inseparável da alegria (assim como a noite do dia, o escuro do claro, o quente e o frio, etc), tem uma razão de ser e uma função, é inclusive necessária para nos fazer crescer e ser mais felizes. Um dia ainda falarei mais demoradamente sobre isso aqui. Pois continue a nos visitar e vc vai ter mais motivos para sair desse estado, que sei o quanto pode abater. Conte conosco.

Wilson Saida disse...

Futeba, mulher e rock....... não tem melhor! Acertou em cheio, garota.
Fiquei fã do blog, muito maneiro....

Unknown disse...

Que bacana que todo mundo tá gostando!

Obrigada, E apareça sempre.

Carla Dornelles disse...

Que blog bacana! Conteúdo e visual, dá até gosto essa qualidade em meio a tanta porcaria pela net. E o tema futebol, mulher e música foi muito bem escolhido, adorei.

Unknown disse...

Obrigada, Carla. E não deixe de aparecer, estamos sempre pensando em temas que possam ser do interesse dos seguidores e bolando novidades legais

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management