quarta-feira, 17 de julho de 2013

Músicas marcantes e lindas do cinema






Susannah Fincannon (Julia Ormond) e Tristan Ludlow (Brad Pitt) 
no filme "Lendas da Paixão"


A música tem uma relação íntima com o cinema, pontuando os diferentes momentos de uma trama, provocando ou potencializando emoções e sensações as mais variadascomo vibração, alegria, tensão, medo, elevação espiritual, romantismo, revolta, tristeza, entre outras. Muitas das melhores e mais belas músicas foram compostas ou escolhidas para fazerem parte da trilha sonora de filmes, inclusive como tema principal. 

Muitas delas verdadeiramente marcaram muito, acabaram por se confundir com a própria obra, fazer parte dela como mais um elemento importante e inseparável da história, não raro remetendo-nos imediatamente ao filme quando as ouvimos. Algumas são incrivelmente lindas e inspiradoras, verdadeiras obras-primas inesquecíveis e atemporais. Procuramos escolher algumas destas para este post. Aí vão:  


Piano Concerto Nº 3 - "Rach 3" (Rachmaninoff) - "Shine/Brilhante"



Hanky Panky (Madonna) - "Dick Tracy"




We Don't Need Another Hero (Tina Turner) - "Mad Max"



Chase (Giorgio Moroder) - "O Expresso da Meia-Noite"



My Heart Will Go On (Céline Dion) - "Titanic"
 


Now We Are Free (Enya) - "Gladiador"



Flashdance - What a Feeling (Irene Cara) - "Flashdance"



Legends of the Fall Theme (Jamer Homer) - "Lendas da Paixão"



Comfortably Numb (Pink Floyd) - "The Wall"



What You Are (Drill) - "Empire Records"



You Must Love Me (Madonna) - "Evita



The Sacrifice (Michael Nyman) - "O Piano"



Live to Tell (Madonna) - "At Close Ranger"

50 comentários:

Blog da Marjuriher disse...

Gostei muito. Na verdade, já assisti a todos esses filmes. São mesmo belos roteiros com elencos e trilhas fantásticos.

Roni Sauaf disse...

tesão!!!!!! matou a pau, só isso.

Terre Nunes disse...

Sem palavras para esse post. Ilustração (lindíssima foto), texto enxuto, dando mais destaque à música, filmes incríveis (de todos, só não vi Empire Records), músicas maravilhosas. Belas escolhas. Puro prazer, uma perfeição. Nota 1000!

Cinthia disse...

Li, acho que vc conseguiu uma façanha, escolher músicas mto especiais, que vão agradar a gregos e troianos (bem, é o que eu acho, na minha opinião, só louco pra não curtir mto cada uma delas.)

Bjs

Tulio Endres disse...

Qdo vi o título, logo pensei que aqui estariam aquelas músicas clássicas e chatinhas de Hollywood, tipo Tema de Lara, o tema de E o vento levou, Cantando na chuva, Romeu e Julieta, Love Story, coisas assim. Mas que nada, mais uma vez vc surpreendeu, só tem tesão de música! E vc foi certeira, nem todas são as canções principais dos filmes, mas são das mais fodásticas. Eu fico de cara com o teu bom gosto.

Andréa de Lemos disse...

Não é mais nem novidade dizer que está tudo perfeito, delicioso.

Beijokas

José Ayrton de Amorim disse...

Li, qdo é que vc vai nos surpreender fazendo um post ruim ou meia-bomba? Assim não pode, assim não dá... rsrs

Denise disse...

Maravilha. Sem dúvida músicas das mais lindas e gostosas de ouvir.
A foto de abertura dá ainda mais beleza e charme ao post. Amei!!!

Carmem Lúcia Dorneles da Fontoura disse...

Fodástico!!! Cinema e música, mistura perfeita. Onde é que tá a Globo que não te descobre? rsrsrs
Ow, rola aí uma sociedade no blog :P

Unknown disse...

Obrigada... obrigada... (gesto de agradecimento à platéia, com os braços erguidos, aquela mesura com o corpo e tudo.) :P

Mas que nada, pessoal, não sou nada de mais, apenas um gênio comum, como todos os outros... :P

Brincadeira. Não tem mistério: apenas sou apaixonada por cinema e música (e, sem falsa modéstia, creio que tenho uma certa sensibilidade p/ a música.)

Beijos no coração de todos. Vcs é que são ótimos! (E aliás, aí vai uma frase terrivelmente clichê, mas é a pura verdade: sem vcs a gente não seria nada, a gente nem existiria. Vcs são parte importante deste blog, nos dão o privilégio e a alegria da sua presença e ajudam a gente a tentar se superar sempre.)

Anônimo disse...

Adorei a matéria, especialmente por ter lembrado do The Wall. Só senti falta de The End, música dos Doors para Apocalipse Now, filme de Francis Ford Coppola. No mais, a matéria está ótima e as músicas foram bem selecionadas. Abraços progressivos XDD

Unknown disse...

Pois é, Gary, como eu te disse, faltaram muitas, tem milhares de músicas legais, dos mais diferentes estilos, eu fiquei quase maluca pra escolher algumas e deixar outras tantas de fora. Infelizmente não se pode postar muitas, pq carrega demais o blog e o deixa lento... :(



Unknown disse...

Todos os filmes citados tem uma trilha sonora excelente, eu incluiria "Apocalipse Now' de Francis Coppola e "hair" de Milos Forman.

Dave Willian Almeida Fonseca disse...

Olá, desculpe o atraso...mais to aqui, então pois é realmente o que é assistir um filme sem trilha sonora, um filme sem uma musica pra marcar o momento daquela cena, daquele beijo, daquele reencontro emocionante, muito bom seu post, gostei mesmo, vou até baixar algumas dessas musicas *-*
....simplesmente ótimo e perfeito seu post parabéns *-*
me fez lembrar de algumas musicas, alguns filmes...realmente bons, por tudo !

Dave Willian Almeida Fonseca disse...

Olá, desculpe o atraso...mais to aqui, então pois é realmente o que é assistir um filme sem trilha sonora, um filme sem uma musica pra marcar o momento daquela cena, daquele beijo, daquele reencontro emocionante, muito bom seu post, gostei mesmo, vou até baixar algumas dessas musicas *-*
....simplesmente ótimo e perfeito seu post parabéns *-*
me fez lembrar de algumas musicas, alguns filmes...realmente bons, por tudo !

Anônimo disse...

We dont need another hero é um verdadeiro clássico, tenho o vinil, m bom e velho vinil da trilha desse filme (tbm tenho ghostbusters, Top Gun, Tartarugas Ninjas 2 e 3, super mario bross entre outros)

Unknown disse...

Eder, realmente o tema de Apocalypse Now é sensacional (dos The Doors - ainda mais que eu adoro rock) e a trilha de Hair é ótima. Na verdade, há uma infinidade de músicas incrívels de filmes, dá mta pena deixar tantas de fora, o problema é que não podemos postar mtas, senão o blog fica lento. Alguém me deu a ideia de fazer um link de onde se pinça diversas músicas. Vou falar c/ meu colega do blog Marlon e ver o que ele acha.
Mas é legal e importante ouvir as opiniões e sugestões de vcs, e mais legal ainda é ter vc aqui. :)

Unknown disse...

Dave

Adorei que vc veio visitar nosso cantinho e que gostou do post. Espero que, agora que já sabe o caminho, venha sempre! :) Ainda mais que a gente vai ter mtas outras atrações e surpresas bem interessantes e originais.

Beijo, meu amigo.

Unknown disse...

Caro Anônimo

Quem és tu, ó Coriolano??!!! rsrsrsrs Sério, fiquei curiosa. Concordo que We Don't Need Another Hero é um clássico e sensacional. Ghostbusters já não faz tanto meu estilo. Mas... Tartarugas Ninja e Super Mario Bros... tem certeza que não tá me zuando? eheheheheh Mas mesmo que esteja, valeu a sua presença misteriosa aqui.

Luiz Henrique Centenaro disse...

Gostei de tudo, mas o filme Shine, incluindo toda a trilha, não só essa música, é fabuloso, não podia faltar. Eu até teria sugestões, mas acho que vcs já fizeram uma ótima seleção, deu pra curtir bastante... viajar... e tb matar e sentir saudades...

João Augusto disse...

Blog excelente, parabéns. E adorei a ideia de músicas de cinema, muito boa, e a grande maioria das músicas que vcs escolheram são daquelas excepcionais, que a gente ouve se deliciando.

Márcio Bragança disse...

Beleza pura. Um prazer ouvir essas canções, algumas já tinha mesmo esquecido, vou até acrescentar algumas na minha playlist.

Christina Dornelles disse...

Tudo perfeito... aliás, mais que perfeito! Ótima seleção, pra ninguém botar defeito. Amei relembrar o filme e a música de Flashdance, que me marcaram mto e uma época eu ouvia justo essa que vcs postaram sem parar, já tinha até enjoado, mas agora me apaixonei de novo...

Luiza disse...

Nem dá pra ser original, o pessoal aqui já disse tudo. Mas impressionante, a gente ouve uma música e pensa que é a mais linda, de repente ouve outra e a acha mais linda ainda... difícil escolher a melhor. Mas bem que podia ter May it be, da Enia, de O senhor dos anéis... e outras que não me vem à memória no momento, pois são mtas.

Unknown disse...

Obrigada, mto obrigada a todos. É mto gratificante ter nosso trabalho tão reconhecido. :)

Luiz, concordo com vc, Shine é um filme fantástico, daqueles obrigatórios.

Luiza, tb acho May it Be linda, e realmente há uma infinidade de outras músicas ótimas de filmes, o problema é que se colocamos mtas, o blog fica lento demais. Mas vc viu que pus uma da Enya, do filme Gladiador?

Beijos

Eduardo Santana disse...

Muito bom, gostei muito, mas senti falta de que se comentasse também sobre os filmes fora do circuito comercial, muitos dos quais não têm música, ou só mto pouco, ou ainda só música incidental.

Unknown disse...

Edu, bem lembrado, tem toda razão. Aliás, eu até tinha escrito algo sobre isso no texto original do post, mas acabei excluindo pra não ficar mto longo. Era o seguinte:

"Aos curtidores de filmes de arte/alternativos/cult (eu tb gosto, embora não seja radical): sei que mtos. ótimos filmes não têm música, que às vezes ela pode até mesmo ser um elemento de maquiagem desnecessário, kitsh, etc. numa produção, mas mesmo vcs haverão de concordar sobre a forte ligação entre música e cinema, em mtos. casos c/resultados fantásticos ou até artísticos.
(Em outras palavras: MUSIC IS THE BEST, MUSIC HAS THE POWER!!! Não sejam chatinhos e mal-humorados... humpf) :P "

Evidente que a última frase é brincadeira, mas eu realmente acho que há mto.preconceito contra o cinema ao estilo estadunidense. De qq modo, vou pensar em uma forma de tratar do cinema alternativo aqui, até pq vários filmes desse tipo têm alguma música, e por vezes até quase convencional, como é o caso, por ex., de "Alfama", do filme Lisbon Story, do Wim Wenders.


Itanel Bastos de Quadros Jr disse...

Eu sou outro apaixonado pelo filme Shine e a Rach 3, do Rachmaninoff, mata a pau, sobretudo numa das tantas cenas brilhantes do filme. Gostei de tudo, ótimas escolhas, mas a falta dessa música seria imperdoável.

Unknown disse...

Tetéo, quer dizer então que eu tive sorte em ter visto esse filme, senão vc ia me bater? eheheh

Mas sério, Shine realmente é uma paixão; se algum dia eu fosse obrigada a escoilher o filme que mais gosto, seria esse.

Wagner disse...

Aaaahhh... nada como, numa tarde fria e chuvosa desta nossa caprichosa Curitiba, sem coragem pra ir até uma locadora, mto menos entrar numa sala congelada de cinema, de repente, inesperadamente, deparar com algo tão saboroso como este blog, este post em especial... Deu até vontade de rever alguns filmes e ver os que não vi, pois, com músicas tão bonitas, devem ser bons.

Unknown disse...

Então manda brasa, Wagner. E não esqueça a pipoca, os bolinhos de chuva e o chocolate quente... (mmmmm... bolinhos de chuva... sabe que não é má ideia?... rs)

Wilson Saida disse...

uaaaaaaau!!! eu moro num lugar quente de lascar e mesmo assim gostei da ideia... só substituiria o chocolate quente por umas Skol estupidamente...

Unknown disse...

Não é por nada não, mas aqui em casa tem milho de pipoca e eu sei fazer o melhor cappuccino do mundo... morram de inveja... mwahahahahah... < (risada maligna)

Arthur Fricks disse...

Putaqueospariu, esse papo gastronômico tá me dando fome e eu tô tentando fazer dieta, caceta!!!!!

Ah, o post? Legal, bem legal, mas agora só tô pensando é em bolinhos, cerveja e baldes de pipoca, caralho.........

Unknown disse...

Arthur, isso é uma tentação do capeta, resista, isso não te pertence!!!!

Repita comigo: adoro alface, rúcula, radiche, aipo, sô doido por água mineral sem gás...

Victor Peruzzo disse...

Eu tb sô da turma dos que tão tentando fazer regime e qdo penso em alface, rúcula e outras porcarias do tipo, tudo que me vem à mente são bolos gigantes com mta cobertura de creme, quilos de sorvete, lazanha, pizza, macarronada, feijoada completa.............

Ãn... o post? Que post?

Unknown disse...

Tô te dizendo, é o capeta! É o demonho! O tinhoso! O cramunhão! O coisa ruim!!!!

Digam bem alto, forte e com convicção: ARREDA, CAPETA!!!!!! :P

Victor Peruzzo disse...

Num dianta........ acho que o meu caso é pro Edir Macedo ou prum pai de santo dos bem forte............ conhece algum pra me indicar? :P

Arthur Fricks disse...

Acho que o meu caso é mais grave, nem com reza braba......... a lazanha sempre me vence....... ela é mais poderosa que o capeta, o Edir e todos os pais de santo juntos..........

Unknown disse...

Bom, nesse caso, eu tenho uma outra dica pra vcs: limão.

(Vc pega uma lima bem grande (um limão), e lixa onde tem gordurinhas.)

Arthur Fricks disse...

Puta, que bosta....... e eu ainda tenho que ouvir isso.......... (por outro lado...... antes isso do que ser cego.........) :P

Victor Peruzzo disse...

huahaushaushauhsauhaushaushaushaushuahsaushaushaushuahauh....................

Unknown disse...

Ué, o que que eu falei de errado??? :P

Unknown disse...

Bom, guris, mto. bom estar aqui c/vcs, mas agora não tem jeito, eu tenho que ir.

Tchau e beijos. E venham sempre! Até pq qto. mais gente aparecer... maior a nº de pessoas! heheheheheheheheheheh

Arthur Fricks disse...

Agora sério, com certeza eu vou aparecer, é um espaço mto bom e gostoso.

Besos

Victor Peruzzo disse...

Assino embaixo. (Na medida que meu tempo permitir.)

Beijão

Ricardo Sprenger disse...

Sábado... frio demais... a ficante deu piti e resolveu fazer greve de vc... nada pra fazer, nada pra pensar, nada pra esperar... o dia perfeito pra se encorujar debaixo das cobertas e dormir, dormir e dormir (se tiver sorte), ou então sair por aí com o seu 38 enferrujado atirando em todo vivente que aparecer pela frente. Mas eis que senão qdo uma amiga te liga e te pede pra conhecer o blog dela. Totalmente broxado e desesperançoso vc vai, meio no piloto automático. Preguiça até de ligar o computador, de abrir o e-mail, de clicar no endereço do tal blog, de dar start nas músicas. E aí vc lembra que... caralho, música é um tesão! Música põe adrenalina na veia! Como não pensei nisso?

E eis-me aqui, fuçando por tudo, alegrinho que nem um piá espinhento vendo revista de mulher pelada, não sabendo que música ouvir primeiro, pois cada uma é melhor que a outra! Blog porreta o dessa minha amiga, me amarrei! Ah, a amiga é vc, né, Lilizinha? Um beeeeeeijo!!! Te devo uma...

Unknown disse...

Mas bah, Rico, quer dizer que salvei o teu dia? UHUUU!!! Já sei até o que eu vou pedir em troca... mmmmmm... tô querendo mto um perfume aí e... bom, é importado e... well, you know, não é dos mais baratinhos, mas vc não se importa, né? :P

Rudger Martins disse...

Meu caso é meio semelhante ao do camarada acima, a diferença é que não tenho uma ficante e, o que é pior, mto menos uma 38, o que tava me deixando mais puto e enfurecido ainda, e isso poderia ter consequências trágicas e imprevisíveis.

E o resto vc sabe, só que não vou dizer que te devo uma, pq vc é mto interesseira, credo, coisa mais feia... teus pais não te deram educação não?

Ciao e gracias

Unknown disse...

Me deram... e entre os sábios ensinamentos que me transmitiram está: "Tudo aquilo que vc fizer bem... cobre." HAHAHAHAHAHAHAHAH

Beijokas

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management