sábado, 22 de setembro de 2018

Um pouco de um dos mais brilhantes músicos e compositores de nossa MPB - Obrigado, João!












Compositor, cantor e guitarrista brasileiro, João Bosco de Freitas Mucci nasceu no dia 13 de julho de 1946, na cidade de Ponte Nova, em Minas Gerais, no Brasil. Sexto filho de uma extensa família, aos 4 anos de idade já cantava nas missas da paróquia local. Aos 12 anos, os pais oferecem-lhe a primeira guitarra e funda o seu primeiro conjunto rock, chamando-lhe X-Gare. Estudante dedicado, em 1967, o jovem João ingressa no curso de Engenharia da Universidade de Ouro Preto, terminando a formação 5 anos mais tarde. Ainda no ano de 1967, conhece o poeta Vinicius de Moraes e, com ele, escreve algumas canções (entre elas, as clássicas "Rosa dos Ventos", "Samba do Pouso" e "O Mergulhador").

Três anos depois, começa com o poeta carioca Aldir Blanc uma parceria que haveria de manter-se em mais de uma centena de canções. Também em 1972, grava Disco de Bolso , projeto do jornal O Pasquim. O vinil single tinha, de um lado, o trecho"Agnus Dei" (Bosco/Blanc) e do outro "Águas de março", mítica canção de Tom Jobim. Ainda no mesmo ano, conhece a cantora Elis Regina e esta grava "Bala com Bala", outra canção da autoria da dupla João Bosco/Aldir Blanc. A voz de Regina popularizaria outras composições do par, como são os casos de "Mestre-sala dos Mares", "Dois pra Lá, Dois pra Cá" e "O Bêbado e a Equilibrista". 



No seguimento do sucesso, a década de setenta é particularmente ativa para João Bosco. Algumas gravações desse período, elogiadas internacionalmente (por exemplo, por John McLaughlin), ajudaram a firmar um estatuto de guitarrista de eleição e de compositor.Nos anos 80, finda a parceria de vários anos com Aldir Blanc, João Bosco começa a aparecer mais no papel de cantor, contando com outros companheiros para a escrita, nomeadamente o seu filho, o poeta Francisco Bosco. 

A preocupação social mantinha-se como o tônico dominante da sua obra. Em 1998, escreveu o acompanhamento musical do bailado Benguelê, dos cariocas Grupo Corpo, apresentado no Rio de Janeiro, em São Paulo e Belo Horizonte, bem como em alguns eventos internacionais. Após um hiato que durou cerca de cinco anos, João Bosco regressou às gravações de estúdio com Malabaristas do Sinal Vermelho, nova parceria com o filho e que, sendo muito bem acolhido pela crítica especializada, haveria de render ao músico uma nomeação para o Grammy latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

Por altura das comemorações dos trinta anos de carreira, João Bosco editou o primeiro DVD ao vivo da sua carreira. Obrigada Gente! , chegado às lojas no decorrer de 2006, fazia a revisão do repertório de sambas e composições célebres do músico, desde os anos 60 até aos discos mais recentes, num espetáculo gravado em São Paulo e que contou com as participações de Guinga, Hamilton Holanda, Yamandú Costa e Djavan.


Fonte: https://www.infopedia.pt/$joao-bosco

0 comentários:

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management