quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Gabriel - há vida inteligente na Terra Brasilis





 Gabriel O Pensador lança CD "Sem Crise", abordando temas como surf, violência e cafajestagem. Aos 38 anos, Gabriel não lançava um disco desde 2005. "Sem Crise" está nas lojas e quebra esse jejum que na verdade preocupou mais os fãs do que o cantor carioca. As gravações foram feitas entre 2003 e 2012, período em que não parou com os shows e deu vazão a seu lado escritor. "Ganhei o Jabuti em 2006 e, daí em diante, aumentou muito o número de palestras por causa dos livros." O prêmio citado, o mais tradicional da literatura brasileira, veio com "Um Garoto Chamado Roberto". "Eu não tive pressa de gravar.

Algumas músicas foram colocadas nos shows nesse período. Foi dando certo. 'Surfista' tem uma resposta forte do público", diz, referindo-se à canção "Solitário Surfista". "Nos últimos anos, eu deixei o surf muito de lado e ele foi muito importante na minha formação. Quero equilibrar mais a minha vida, me faz falta o surf." O álbum tem a participação de Nando "Titãs" Reis ("Boca com Boca") e Rogério Flausino, do Jota Quest, que divide vocais com Gabriel em "Brilho Cego", uma releitura dançante de "Fé Cega, Faca Amolada", clássico de Milton Nascimento. Rever obras da MPB era uma ideia mais ampla, depois não aproveitada. "Essa música veio dessa vontade, que depois foi se diluindo, e o disco
não foi por esse caminho."

Quando surgiu, nos anos 90, Gabriel logo enfileirou sucessos eletrizantes e polêmicos que garantiram seu lugar no mercado, como "Lôrabúrra" e "Retrato de um Playboy (Juventude Perdida)". Gabriel ainda escreve letras incisivas, à conscientização e à polêmica. "Existe uma demanda para isso, a música brasileira anda extremamente alienada e pobre. Acho que nesse disco, 'Nunca Serão' concentrou muito esse lado, tem muita coisa na letra, engloba violência, mensalão..."

"Nunca Serão" traz na letra algo inusitado, criativo e interessante: o encontro do narrador com o Capitão Nascimento, de "Tropa de Elite". A conversa entre eles leva à constatação de que certas coisas erradas no Brasil dificilmente serão consertadas, como o descaso com saúde e educação. Outra faixa que pode repercutir bastante é "Homem Não Presta", esta mais para o lado do bom humor. Fala do lado cafajeste dos homens e tem a cantora Luciana Bauer desfilando uma engraçada lista de xingamentos que as mulheres destinam aos machos da espécie. Gabriel se diz feliz com o lançamento do sétimo CD e segue promovendo batalhas de rappers em seus shows. É o projeto "Rimadores Anônimos", com
rappers dos locais por onde passa sua turnê.


Solitário Surfista




Homem Não Presta


34 comentários:

Anônimo disse...

Quando muleque eu curtia Gabriel, o pensadar e Nd Naldinho (ó á bebo cachaça rs). As letras do Gabriel são bem inteligentes, com críticas sociais bastante pertinentes. Curto rock and roll, mas eu pararia sim para ouvi-lo. Grande sujeito!

Lilly disse...

Eu acho que o (bom) rap e o (bom) rock and roll são irmãos, ou no mínimo amigos chegados. Ambos têm o mesmo poder de injetar adrenalina direto na veia e falar verdades importantes, com um ritmo contundente e irresistível.

O Gabriel é ótimo... inteligente, criativo, versátil, multimídia, competente, cheio de malemolência (claro, é de Peixes, né... :P)

Agora, nesse último CD ele passeia também pelo humor, acho interessante essa nova investida dele.

Unknown disse...

Li, Gabriel Pensador, rapá?!! Maneiro, mto maneiro, curto demais esse cara..........

como vc disse, o rap é irmão do rock.

eh isso aí, baculeja este blog, põe música tesão, cada vez mais.

(Falar nisso, vc tá me devendo um post com meu novo CD......... vou cobrar......)

Besos

Lilly disse...

Roni, eu quero mto. fazer esse post, mas não encontrei nenhum vídeo bom no YouTube, vc vai ter que me providenciar o material.

Qto. ao Pensador... eu também acho ele demais, demais, não sei como não tinha pensado nele antes pra colocar aqui.

Beijo

Terre Nunes disse...

Cá estou eu marcando meu ponto aqui. Como sempre, é uma surpresa deliciosa. Gabriel Pensador... que beleza... uma das maiores inteligências, um dos maiores compositores brasileiros, ao nível dos grandes medalhões, naipe de Chico e Caetano, guardadas as diferenças de estilo.

Muito bom, muito bom mesmo. Parabéns, mais uma vez.

Lilly disse...

Ele é inteligente e excelente poeta, suas letras são perfeitas em conteúdo e forma, rimas espertas, métrica, versos longos...

Sem contar que é uma usina de ideias.

Um caso único na música brasileira.

Beijo, Terre

Tulio Endres disse...

Com franqueza, não sou muito fã de rap, mas é preciso render-se ao fato de que Gabriel Pensador é um grande compositor, uma luz de inteligência, criatividade, talento e consciência em meio à mediocridade que assola a música brasileira. Torço muito para que ele consiga atingir uma grande parcela do povo. Também torço para que este blog fantástico tenha muito sucesso.

Abraços

Lilly disse...

Tulio, e eu torço por que vc comece a conhecer melhor o rap, entender seu verdadeiro sentido, que é mto. profundo, e descobrir quanta coisa boa é feita nesse estilo, tanto no Brasil como no exterior.

Obrigada pelo elogio e pela torcida, Deus te ouça. :)

Beijo

Denise Reis disse...

Desde que Gabriel começou acompanho seu trabalho com muita atenção, tenho todos os seus discos e acho uma pena que na música brasileira hoje não haja espaço para talencos como ele.... foi uma surpresa muito boa ver que alguém lembrou dele e neste blog muito bom tanto em conteúdo como a aparência. Estão de parabéns.

Lilly disse...

Denise, eu penso o mesmo. É aquela conhecida história: a música brasileira atravessa uma fase das piores em todos os tempos e realmente gente como o Gabriel acaba ficando em segundo plano para dar lugar ao verdadeiro lixo musical que vemos hoje.

Ficamos contentes que gostou do nosso trabalho, nos esforçamos mesmo para ter essa qualidade que você fala. Gostaríamos que fosse nossa seguidora, até porque temos reservadas surpresas muito atrativas.

Abraços

Enival disse...

Na real não curto rap, mas reconheço que esse cara eh um grande letrista, que fala de temas importantes como poucos artistas neste
pais... aliás, foi-se o tempo em que os artistas eram engajados e
contribuíam para a melhora do país, eh muito louvável que alguém
faça esse papel....

Lilly disse...

Realmente, Enival, foi-se o tempo em que craques da música como Chico Buarque, Milton Nascimento, Geraldo Vandré e outros eram sérios, engajados social e politicamente. Hoje muito pouco se vê na música brasileira nesse sentido, e o que existe não tem espaço no gosto do grande público. O Gabriel é uma grata exceção, uma grande inteligência utilizada com fins produtivos, não só pra fazer pessoas alienadas rebolarem nas baladas.

Sérgio Andrade disse...

Ao contrário da maioria aqui, acredito que sim, há um espaço para o rap no Brasil, e rap de boa qualidade (Mano Brown é um grande exemplo, acho-o sensacional), embora esse espaço seja restrito a alguns grupos da periferia de São Paulo e outros guetos esparsos.

Grande blog, original, criativo, com ótimo conteúdo e de qualidade visual. Procurarei acompanhá-lo na medida do possível.

Lilly disse...

Taí, Sérgio, bem lembrado, o rap paulista - Racionais, do excelente Mano Brown, Facção Central e muitos outros (embora na minha opinião haja grupos de má qualidade; o rap é muito mais desenvolvido no seu país de origem, os EUA.) Aliás, aí está uma ideia para uma próxima postagem. É por essas e por outras que ficamos contentes com a participação de gente como você.

E muito obrigado pelos elogios, isso é o que nos incentiva a continuar, e sempre buscando cada vez mais qualidade.

Elcio Ribeiro disse...

Gostei do título "há vida inteligente na terra brasilis".... realmente, acho que o que resume o Pensador é INTELIGÊNCIA... e inteligência eh o que estamos mais precisando na musica brasileira, que está gravemente doente... eh bom que no meio da porcaria geral existe gente como esse ótimo compositor e cantor que valoriza a arte, que no brasil hoje em dia nem pode mais ter esse nome.

Lilly disse...

Realmente, Elcio, o Gabriel é extremamente inteligente (inclusive é fácil ver isso em entrevistas e declarações dele). E não só inteligente como criativo, bom poeta (há poesia nas letras dele, apesar de contundentes), participativo, preocupado com os problemas das pessoas e deste país.

Sim, também acho que ele é dos que dignificam a arte.

Wilson Saida disse...

Também sempre gostei do Pensador e por esse CD, parece que ele está se aperfeiçoando, aperfeiçoando o que já era ótimo. Bom saber que ele não estava no ostracismo e sim se dedicando a literatura, mais uma prova que eh um grande artista que entre todas as suas qualidades ainda é versátil.

No mais, adorei este site, achei mto bonito e com músicas e assuntos bem interessantes, estão de parabéns.

Lilly disse...

Verdade, minha impressão também foi essa, de que ele cresceu. No primeiro álbum, apesar de eu ter gostado muito, algumas músicas, apesar de boas, achei agressivas demais, como por exemplo "Hoje Tô Feliz, Matei o Presidente". Agora parece que ele está mais amaduredico, passaram os arroubos da juventude, está pegando mais leve.

Que bacana ter curtido nosso espaço... Não me canso de dizer que isso nos deixa muito contentes e estimulados a torná-lo cada vez melhor, trazendo sempre preciosidades para nossos seguidores.

Beth disse...

I love this guy!!!

Lilly disse...

Me too, Lib.

E tô super feliz que você tá participando do meu blog... :)

Beijão

Ana Paz disse...

Olá, Lilly...Boa Noite!!

A primeira vez que vi (e ouvi) o Gabriel Pensador, foi no extinto e saudoso programa Documento Especial, na também extinta Rede Manchete. Ele ainda não era famoso na mídia, mas já era conhecidíssimo e aplaudido na Lapa e outros redutos do Rap carioca. No programa em questão, a música falava da miséria, de moradores de rua e aquilo de imediato chamou minha atenção pela mensagem direta, inteligente, sem frescura. Mesmo quando se tornou mais "comercial", não perdeu a pegada nem tampouco a polêmica: "Lôrabúrra", "Cachimbo da Paz", "Pátria que me Pariu", são bons exemplos...
Confesso que ainda não ouvi esse novo trabalho do Gabriel...espero que seja tal como o vinho: quanto mais velho...

Bjos!!

Lilly disse...

Oi, Aninha

Que bom você por aqui de novo! :)

Bom, diante de tudo que você falou... só posso dizer: perfeito! Assino embaixo.

Neste último trabalho parece que ele tá mais amadurecido, não tão agressivo. Mas realmente, ele já era ótimo, ótimo antes.

Beijão

Unknown disse...

Faz muito tempo que não acompanho o trabalho do Gabriel, mas parece que ele não perdeu o tato e continua mandando muito bem

Lilly disse...

Pode acreditar, Henrique, ele tá afiadíssimo como sempre - e agora amadureceu artisticamente.

E que contente eu tô de te ver por aqui... :) Espero que apareça sempre agora...

Beijo

Dado Vial disse...

Prenda minha, encontrei um tempinho na minha agenda corrida (tu sabes como é) e vim dar uma passadinha no teu blog, como sempre uma beleza em todos os sentidos, já é até redundante falar.

Faço coro com o pessoal que curte o Pensador. E quero falar também de seu lado ativista e escritor, que é muito mais rico do que muitos pensam. Acompanho mais suas atividades literárias, aspirante a escritor que sou. Ele Lançou em 2001 o livro autobiográfico "Diário Noturno", 4 anos mais tarde lançou "Um Garoto Chamado Rorbeto", que ganhou o Prêmio Jabuti (o mais importante prêmio literário do Brasil)de melhor livro infantil. Em 2008 lançou "Meu Pequeno Rubro-Negro" e um ano depois lançou uma versão especial do mesmo livro chamada "Meu Pequeno Rubro-Negro - Edição Especial do Hexa". No final de 2011 publicou um livro sobre o espírito esportivo.

Paralelamente a isso, Gabriel também é um grande e sério ativista social, tendo como projetos o "Pensador Futebol", que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar, e junto do grande jogador português Luís Figo e Luiz Felipe Scolari comanda o projeto de futebol chamado "Dream Football", que através do envio de vídeos via internet dá a oportunidade dos participantes serem contratados por times profissionais. Além de todas essas atividades, ainda tem um projeto social conhecido como "Pensando Junto", que atende as crianças carentes da Rocinha.

Como vêem, o garoto não é mesmo fraco.

Beijão, querida.

Lilly disse...

Dado, muito interessante, não sabia que ele tinha escrito todos esses livros, inclusive ganho o Jabuti, nem que tivesse tantos projetos.

Não, não é fraco meeeesmo, esse cara é fera, nível Chico Buarque e até mais, porque não é um cara só de teoria, é de ação (também, é de Peixes, né, só podia... :P )

Beijo, meu doce

Anônimo disse...

Oi Lili^^

O Gabriel Pensador na minha opinião não é só um musico é alguem que tenta fazer algo mais com o que possui pela sociedade.Ele tem boas inciativas para desenvolvimento da arte com aqueles que a o governo nema sociedade ajuda.

Embora eu não conheço muitas musicas do gabriel eu curto o estilo dele.Beijos Lili^^

Lilly disse...

Oi, querido Cidinho

Você sabe muito bem o quanto fico contente em te ver aqui, curtindo e prestigiando nosso blog.

Realmente, o Pensador é mais que um músico, é um cara com muito a oferecer ao povo, sem depender do governo - ele verdadeiramente põe a mão na massa valendo.

Procure conhecer algumas músicas dele, como "Lôraburra", "Retrato de um Playboy" e várias outras. Vale muito a pena.

Um beijo carinhoso pra ti.

Nando Ferreira disse...

No final de década de 90 era fã do Gabriel, hj nao ouço mto, mas ele é bacana sempre, inteligente, com músicas sempre legais e tal.

Aliás o blogue está muito bom, eclético, tem música pra todos os gostos, sem preconceito,com curiosidades interessantes, mais um espaço pra encontrar boa música!

Lilly disse...

Nando

Fiquei muito contente por você ter se filiado ao nosso blog e gostado dele. No que depender de nós, você não vai se arrepender, porque estaremos sempre procurando manter a qualidade do espaço e trazer cada vez mais novidades interessantes.

Beijo

Consuelo Moura disse...

Gabriel, tem bem apropriado "Pensador", no nome, pois o que difere ele de grande parte dos engajados na música, é a inteligência e a politização de sus letras.
É o cara!

Lilly disse...

Oi, Consuelo

Sabia que podia contar contigo... sempre pude... :)
Este não é exatamente o espaço, mas quero reafirmar o quanto te acho gente fina. Espero que continue gostando do blog e nos visitando, comentando, curtindo tudo que ele tem a oferecer.

Beijão

Ruy Machado Ferreira disse...

"Mais uma dose
É claro que eu tô afim
A noite nunca tem fim
Por que que agente é assim?

Aê! Garçom! Traz aqui pra mim
Mais uma dose, "é claro que eu tô afim"

É o trecho de uma música ótima do Pensador. "Traz aqui pra mim... Mais uma dose, é claro que eu tô afim!" Mais e mais Gabriel o Pensador. Pensador pra eu ouvir, pensador na boca do estômago dos poderosos deste país, que tentam fazer todo mundo de trouxa, principalmente os mais simples.

Até quando?

"Até quando você vai ficar usando rédea?!
Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
Até quando vai ser saco de pancada?"

É isso aí. Pensador é palavra afiada, palavra certeiram ,palavra que conscientiza, palavra que move, palavra que incomoda (tanto que músicas dele já foram proibidas de serem tocadas nas
rádios.)

Quero mais, muito mais Gabriel Pensador, e queira Deus que na música brasileira muitos outros apareçam seguindo seu exemplo de inteligência, criatividade, incisividade, participação.

Blog também afiado e certeiro, muito bem bolado, com visual e temas muito bons e de impacto. Um presente para nossos olhos e nossa alma. Obrigado.

Lilly disse...

Ruyzinho

Nossa, que inspirado... como sempre, aliás.

Você tem sido um dos mais assíduos frequentadores do nosso blog, e isso me deixa muito contente.

Mais uma vez, obrigada pelos elogios.

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management